Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Salles e Zucco são denunciados pelo MPF por intimidarem indígenas na Bahia

Política

Salles e Zucco são denunciados pelo MPF por intimidarem indígenas na Bahia

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República na Bahia, acionou a Justiça Federal contra os deputados. O episódio ocorreu em agosto do ano passado

Salles e Zucco são denunciados pelo MPF por intimidarem indígenas na Bahia

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 18 de abril de 2024 às 18:19

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República na Bahia, acionou a Justiça Federal contra os deputados Ricardo Salles (SP) e Tenente-Coronel Zucco (RS), ambos do PL, por suposta intimidação a indígenas da etnia Pataxó.

A ação envolve uma visita realizada por integrantes da extinta CPI do MST – Zucco e Salles foram, respectivamente, presidente e relator do colegiado. Os indígenas acusaram os deputados de “truculência e ameaça” durante as diligências.

O MPF questiona a presença dos parlamentares no povoado. "Sem fazer parte do Judiciário, a quem cabe constitucionalmente tratar das questões concretas - e processos judiciais decorrentes - envolvendo controvérsias fundiárias e territoriais, os parlamentares agiram como se tivessem alguma função a exercer ali. Afinal, o que lá foram fazer?".

O pedido, assinado pelo procurador Ramiro Rockenbach Almeida, cobra indenização equivalente a pelo menos 10% do patrimônio dos parlamentares. O valor seria destinado à etnia, presente na Terra Indígena Barra Velha, no extremo sul do estado.