Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 13 de junho de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula lamenta morte de presidente do Irã: "Condolências ao povo iraniano"

Política

Lula lamenta morte de presidente do Irã: "Condolências ao povo iraniano"

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos, após a queda de um dos três helicópteros de seu comboio presidencial, no domingo

Lula lamenta morte de presidente do Irã: "Condolências ao povo iraniano"

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 20 de maio de 2024 às 10:15

Atualizado: no dia 20 de maio de 2024 às 10:18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta segunda-feira (20), a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi. Pelas redes sociais, Lula expressou condolências aos familiares e ao povo iraniano.

"Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítima, ao governo e ao povo iraniano", publicou.

Em nota, o Palácio do Itamaraty afirmou que recebeu com “profunda consternação” a notícia da morte das autoridades iranianas. E que estende aos familiares das vítimas e ao povo iraniano os “mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas”.

Lula se reuniu com o presidente Raisi em agosto do ano passado, em Joanesburgo, quando o Irã recebeu o convite oficial para integrar o Brics. O Irã é o maior parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, com importações que chegam a quase US$ 4,3 bilhões.

Acidente aéreo

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos em uma queda de helicóptero no domingo (19). A informação foi confirmada nesta segunda-feira pelo Ministério de Relações Exteriores iraniana. Segundo a imprensa oficial, o veículo aéreo que o transportava, juntamente ao ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian e outras pessoas, caiu em uma região de montanhas no noroeste do país em meio à uma neblina.