Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 22 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Comissão do Senado debate projeto que exige conteúdo feminista nas escolas

Política

Comissão do Senado debate projeto que exige conteúdo feminista nas escolas

O PL 557/2020 é um projeto de lei que torna obrigatória a inclusão de abordagens femininas nos conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio, além de criar a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História.

Comissão do Senado debate projeto que exige conteúdo feminista nas escolas

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 23 de junho de 2024 às 17:00

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (19), uma iniciativa para incluir obrigatoriamente conteúdo feminista nos currículos escolares do ensino fundamental e médio.

Proposto pela deputada Tábata Amaral (PSB-SP), o projeto prevê alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o objetivo de romover um ensino com perspectiva que valorize as contribuições históricas, sociais, científicas, artísticas, culturais, econômicas e políticas das mulheres.

O texto agora segue para análise na Comissão de Educação antes de ser submetida ao plenário do Senado. Este movimento surge em meio a um contexto de debates intensos na sociedade, incluindo críticas ao projeto de equiparação do aborto após a 22ª semana a homicídio simples, que gerou controvérsias e teve sua análise temporariamente suspensa após ampla repercussão negativa.

O projeto também  propõe a criação da "Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História", uma campanha nacional a ser celebrada anualmente na segunda semana de março em todas as escolas de educação básica do país.