Política
Plenário do Senado votará indicação de Galípolo para presidência do BC em 8 de outubro
Sabatina de indicado na Comissão de Assuntos Econômicos pode ser realizada antes das eleições municipais
Foto: Pedro França/Agência Senado Fonte: Agência Senado
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quarta-feira que o plenário da Casa irá votar a indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central em 8 de outubro. O indicado, no entanto, pode ser sabatinado pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado antes disso, em outra data.
Galípolo é atual diretor de política monetária do Banco Central e foi escolhido pelo presidente Lula na última semana para presidir a autoridade monetária. Para ser nomeado, o indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser sabatinado pela CAE do Senado e aprovado pelo plenário da Casa.
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), será relator da indicação. O senador disse que a data escolhida por Pacheco para a votação é "absolutamente razoável". A votação acontece dois dias após o primeiro turno das eleições municipais.
“Quero destacar o nosso reconhecimento sobre a boa qualidade do indicado, o qual conviveu conosco aqui, inclusive em discussões relevantes como a da reforma tributária. E, naturalmente, nesse tempo, terá o Gabriel Galípolo a oportunidade de estar com todos os senadores e senadoras para apresentar o seu pensamento sobre a política monetária, os seus pensamentos para o Banco Central do Brasil”, afirmou o senador Pacheco.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.