Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Quinta-feira, 01 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Moraes rejeita pedido do PSOL para derrubar muro na ‘cracolândia’ em SP

Política

Moraes rejeita pedido do PSOL para derrubar muro na ‘cracolândia’ em SP

Ministro decidiu pela rejeição do pedido nesta terça-feira (29)

Moraes rejeita pedido do PSOL para derrubar muro na ‘cracolândia’ em SP

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 29 de abril de 2025 às 08:35

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou nesta terça-feira (29) o pedido do PSOL para derrubar o muro erguido na rua dos Protestantes, área conhecida como "cracolândia", no centro de São Paulo.

Na decisão, Moraes acolheu o argumento da Prefeitura de São Paulo, que justificou a estrutura como medida preventiva. "Indefiro os requerimentos apresentados pelo PSOL e acolho as justificativas apresentadas pelo prefeito de São Paulo", afirmou o ministro.

Em documento enviado em janeiro, a administração municipal alegou que o objetivo da barreira é "evitar acidentes, especialmente atropelamentos", negando que a obra tenha caráter de segregação. Segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), o muro estaria "em consonância com o princípio da dignidade humana".

O prefeito afirmou que a obra não configura confinamento. "Naquele local, tem mais acesso do que tinha antes", disse. "Ali tem pessoas que precisam de internação, e não de confinamento". O PSOL havia solicitado a demolição no âmbito de uma ação sobre a política para população em situação de rua.