Segunda-feira, 14 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Eduardo Bolsonaro diz que pode renunciar ao mandato e prolongar “exílio” nos EUA

Política

Eduardo Bolsonaro diz que pode renunciar ao mandato e prolongar “exílio” nos EUA

Deputado federal licenciado afirma que só voltará ao Brasil quando Moraes “não tiver mais força para prendê-lo”

Eduardo Bolsonaro diz que pode renunciar ao mandato e prolongar “exílio” nos EUA

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 14 de julho de 2025 às 13:38

O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) diz que "provavelmente" vai abrir mão do mandato. Ele pediu licença do cargo em março, e o afastamento venceria na próxima semana. A permanência nos EUA, segundo ele, ainda é estratégica. O parlamentar afirmou que está sendo ameaçado e que Moraes deseja "colocar uma coleira nele", o que motivaria a sua permanência no país norte americano.

“Por ora eu não volto. A minha data para voltar é quando Alexandre de Moraes não tiver mais força para me prender”, afirmou, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. “Se for o caso de perder o mandato, vou perder o mandato e continuar aqui. O trabalho que estou fazendo aqui é mais importante do que o trabalho que eu poderia fazer no Brasil”, disse. 

O deputado afirma que só precisa se pronunciar definitivamente após o recesso, ou seja, em quatro de agosto. "Eu tenho a opção de não renunciar, deixar o tempo correr e perder o mandato por falta", alegou. Eduardo ainda citou a possibilidade de uma eventual mudança no regimento da Câmara que permitiria o exercício do mandato à distância em situações “excepcionalíssimas”. A medida, no entanto, não está em pauta oficial e exigiria amplo apoio político.