Quinta-feira, 17 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Líder do governo se reúne com diplomata americano e critica atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA

Política

Líder do governo se reúne com diplomata americano e critica atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA

A jornalistas, Randolfe Rodrigues disse ter afirmado a Gabriel Escobar que filho de Bolsonaro não representa o Brasil nos Estados Unidos

Líder do governo se reúne com diplomata americano e critica atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA

Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 16 de julho de 2025 às 15:02

Atualizado: no dia 16 de julho de 2025 às 15:05

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), reuniu-se nesta quarta-feira (16) com o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para discutir o tarifaço anunciado pelo presidente Donald Trump.

Na semana passada, Trump enviou uma carta a Lula informando que, a partir de 1º de agosto, os Estados Unidos passarão a cobrar uma tarifa adicional de 50% sobre produtos importados do Brasil. No documento, Trump declarou erroneamente que os Estados Unidos têm déficit na relação comercial com o Brasil. Também disse que existe uma "caça às bruxas" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo Randolfe, na reunião desta quarta, ele disse a Gabriel Escobar que o governo brasileiro "refuta qualquer intervenção" feita pelo deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Para Lula e aliados, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro tem atuado junto ao governo Donald Trump contra os interesses do Brasil.

Randolfe também disse ter afirmado a Escobar que manifestações de Eduardo Bolsonaro sobre a democracia brasileira não representam a posição do Congresso Nacional. "A posição desse deputado nos Estados Unidos não só não comunga com a posição do parlamento brasileiro, como é um crime contra as instituições brasileiras. O deputado, que está atuando nos Estados Unidos, fere a Constituição do país", disse Randolfe.