Segunda-feira, 21 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Julgamento no STF pode definir regras para descontos em acordos de leniência

Política

Julgamento no STF pode definir regras para descontos em acordos de leniência

Possível extensão de benefícios às empresas sob investigação da Lava Jato

Julgamento no STF pode definir regras para descontos em acordos de leniência

Foto: Pedro França/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 21 de julho de 2025 às 07:13

Em agosto, o STF realizará um julgamento que poderá definir se os descontos concedidos a empresas com acordos de leniência na Operação Lava Jato serão aplicados a outras empresas sob investigação. Entre as beneficiárias possíveis está a J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista, que firmou um acordo de R$ 10 bilhões com o Ministério Público Federal, mas não com a AGU ou a CGU, órgãos responsáveis pelos descontos. O julgamento pode beneficiar a empresa, ampliando a aplicação dos benefícios de leniência. As informações são da Folha de S. Paulo

O processo inicialmente visava validar a renegociação dos acordos de leniência das empreiteiras UTC, Braskem, OAS, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Nova Participações e Odebrecht, que obteve um desconto de R$ 5,7 milhões no valor total das multas. No entanto, a decisão do STF também pode abranger a validade dos acordos de leniência firmados com o Ministério Público, sem a intermediação da AGU ou da CGU, ampliando o escopo da renegociação.

A ação, movida pelos partidos PSOL, PC do B e Solidariedade, questiona a constitucionalidade dos acordos de leniência da Lava Jato e pede revisão das multas aplicadas às empresas. O julgamento, pautado para iniciar no dia 8 de agosto, ocorrerá de forma virtual, com a decisão podendo impactar outros casos semelhantes. O ministro André Mendonça será responsável por relatar o processo, que também deve analisar o mérito dos acordos e os possíveis efeitos para empresas que não firmaram acordos com a AGU ou CGU.