
Política
Para maioria dos brasileiros, apoio de Trump pode prejudicar aliados em 2026, aponta Ipespe
Resposta do governo Lula sobre o tarifaço dos Estados Unidos é aprovada por 50% da população

Foto: Oficial White House/Daniel Torok
Mais da metade dos brasileiros (53%) acredita que o apoio ou a associação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tende a prejudicar um candidato ligado a ele na eleição presidencial de 2026. É o que revela a pesquisa Pulso Brasil, realizada pelo Instituto Ipespe e divulgada nesta quinta-feira. Por outro lado, 32% dos entrevistados veem essa ligação como positiva para o candidato, enquanto 14% não souberam ou preferiram não opinar.
A medição ocorreu após Trump anunciar tarifas de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A pesquisa mostra que metade dos brasileiros (50%) aprova a resposta do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante do tarifaço, enquanto 46% desaprovam e 5% não sabem ou não responderam.
O presidente Lula é a autoridade cujo comportamento e declarações são mais aprovados (50%), segundo pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (42%) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (38%). Já o ex-presidente Jair Bolsonaro conseguiu a aprovação de 32% da população, mesmo valor do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.