Sábado, 26 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Eduardo Bolsonaro não perderá mandato por faltas, diz Câmara

Política

Eduardo Bolsonaro não perderá mandato por faltas, diz Câmara

Estratégia permitiria permanência nos EUA sem perder mandato

Eduardo Bolsonaro não perderá mandato por faltas, diz Câmara

Foto: Pedro França/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 25 de julho de 2025 às 09:20

Atualizado: no dia 25 de julho de 2025 às 09:55

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não corre risco de perder o mandato em 2025 por excesso de faltas em sessões, mesmo que falte sem justificativa até o fim do ano. Desde março, ele está nos Estados Unidos e não há previsão de retorno. A Câmara afirmou que sua situação está respaldada pelo Ato da Mesa n° 19/2017, segundo a resposta da Câmara dos Deputados à Folha de São Paulo.

A Constituição prevê a perda de mandato para quem faltar a um terço das sessões ordinárias sem justificativa. No entanto, o regimento interno determina que o balanço oficial das ausências só ocorre a partir de 5 de março do ano seguinte, com base em relatório técnico. Até agora, Eduardo se ausentou de 21% das sessões deliberativas de 2025, considerando o período em que estava ativo no cargo.

A assessoria da Câmara explicou que a contagem das faltas começa no encerramento do ano legislativo, a partir de 23 de dezembro. Faltas não são registradas se o parlamentar estiver com licença médica ou afastado por interesse particular, como foi o caso de Eduardo entre 20 de março e 19 de julho.

Aliados articulam a nomeação de Eduardo como secretário estadual, o que garantiria seu afastamento legal do mandato e permitiria sua permanência no exterior. Segundo o portal O Globo, São Paulo e Santa Catarina são possibilidades, sendo este último considerado o principal reduto bolsonarista.