
Política
Em ligação com Xi Jinping, Lula discute cooperação bilateral e novos investimentos
Parceria inclui áreas como satélites, petróleo e economia digital

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente chinês Xi Jinping, na noite desta segunda-feira (11). Durante cerca de uma hora, os líderes trataram da parceria estratégica entre Brasil e China, com foco na ampliação da cooperação em áreas como saúde, petróleo, gás, satélites e economia digital.
Segundo o Palácio do Planalto, ambos ressaltaram a intenção de buscar novas oportunidades comerciais. No diálogo, também abordaram os "recentes esforços" em prol da paz na guerra entre Rússia e Ucrânia, destacando a relevância do G20 e dos BRICS na promoção do multilateralismo.
Lula reafirmou a importância da participação da China na COP30, que será realizada em Belém, e Xi garantiu o envio de uma delegação de alto nível ao evento, além de colaboração para o êxito da conferência climática.
Os presidentes elogiaram os avanços já obtidos pela integração dos programas de desenvolvimento de ambos os países, reforçando o compromisso de aprofundar a cooperação estratégica bilateral.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.