Domingo, 31 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Motta fala em resistência em negociação com EUA: “Não tem como dialogar sozinho”

Política

Motta fala em resistência em negociação com EUA: “Não tem como dialogar sozinho”

Motta disse haver um “entrave” no governo Trump e disse que a Casa Branca está ouvindo “um lado” e “uma visão” sem ouvir o Brasil

Motta fala em resistência em negociação com EUA: “Não tem como dialogar sozinho”

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 27 de agosto de 2025 às 13:56

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quarta-feira (27) que o Brasil enfrenta dificuldades para avançar nas negociações sobre o chamado tarifaço com os Estados Unidos. Segundo ele, a resistência parte do governo de Donald Trump. “Não tem como negociar sozinho”, disse durante participação no evento Agenda Brasil.

Motta destacou que a gestão Lula tem sinalizado disposição para o diálogo, mas não encontra reciprocidade em Washington. “Eu tenho visto da parte do governo a defesa constante de que está disposto a dialogar com o governo americano. No entanto, me parece que é da parte do governo dos EUA que não está havendo interesse de abrir esse canal de diálogo. Não tem como você dialogar sozinho, só dialoga se as duas partes quiserem”, declarou.

O parlamentar avaliou ainda que há um “entrave” dentro do governo norte-americano e sugeriu que a Casa Branca estaria recebendo informações parciais. Sem citar nomes, ele afirmou que apenas “um lado” tem sido ouvido.

“Eu vejo que da parte dos EUA há um certo entrave, que não sabemos definir qual é a natureza desse entrave, mas ele existe e não está possibilitando que as nossas autoridades dialoguem. Isso é muito ruim porque quando você escuta só um lado, tem grande probabilidade de agir só em cima dessas informações. O que está chegando ao governo dos EUA é apenas uma visão daquilo que o Brasil tem procurado desempenhar e desenvolver ao longo dos últimos anos”, completou.