Terça-feira, 02 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Gonet diz que golpe só não ocorreu por recusa dos comandantes das Forças Armadas

Política

Gonet diz que golpe só não ocorreu por recusa dos comandantes das Forças Armadas

PGR defende condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe; julgamento no STF analisa cinco crimes atribuídos aos réus

Gonet diz que golpe só não ocorreu por recusa dos comandantes das Forças Armadas

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 02 de setembro de 2025 às 12:12

Atualizado: no dia 02 de setembro de 2025 às 12:12

Durante o primeiro dia de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que um golpe de Estado só não foi consumado no Brasil por falta de apoio dos comandantes do Exército e da Aeronáutica. Segundo ele, os militares resistiram à “insistência” e “pressão” dos réus, o que evitou a ruptura do Estado Democrático de Direito. A declaração foi feita na sustentação oral da PGR no julgamento do chamado núcleo 1, que trata da tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Além do ex-presidente Jair Bolsonaro, o núcleo é formado por outros sete réus: Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. Todos são acusados de envolvimento direto na tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. No caso de Ramagem, atual deputado federal, a Câmara aprovou a suspensão parcial da ação penal, e ele responde a apenas três dos cinco crimes inicialmente atribuídos.

Os réus respondem por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e ameaça grave, e deterioração de patrimônio tombado. O julgamento foi dividido em cinco sessões, conforme cronograma estabelecido pelo ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF. A PGR defende a condenação de todos os envolvidos com base nas provas reunidas durante a investigação.