Quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Fux interrompe Moraes e contesta intervenção de Dino em julgamento no STF

Política

Fux interrompe Moraes e contesta intervenção de Dino em julgamento no STF

Dino defendeu a necessidade de intervenções diante divergências

Fux interrompe Moraes e contesta intervenção de Dino em julgamento no STF

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Por: Metro1 no dia 09 de setembro de 2025 às 13:29

Durante a sessão do julgamento da suposta trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux interrompeu o voto do relator do caso, Alexandre de Moraes, para indagar uma intervenção feita pelo ministro Flávio Dino.

A interrupção de Fux veio após Dino reforçar a tese de Moraes sobre as blitzes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no segundo turno das eleições de 2022. Fux alegou houve um acordo prévio entre os magistrados para que não houvesse interrupções durante os votos para garantir o andamento do julgamento, dada a extensão dos votos. 

"Conforme nós combinamos na sala aqui do lado, alguns ministros votariam em direto, sem Intervenção dos colegas – muito embora, foi muito própria essa intervenção do ministro Flávio Dino. Mas eu gostaria de cumprir aquilo que nós combinamos momento de votar", disse o ministro.

"Mas eu não vou conceder [o aparte]", rebateu Dino. "Porque o voto muito extenso, a gente perde o fio da meada, principalmente quando eventualmente a gente apresenta uma certa discordância", explicou. 

Por fim, Dino disse que não pediria intervenção no momento do voto de Fux. "Vossa excelência pode dormir em paz", completou.

Fux tem se posicionado em contraponto a Moraes em alguns aspectos do processo. O ministro já indicou que pode divergir do relator em pontos como a delação do tenente-coronel Mauro Cid e a distinção entre os crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.