
Política
Zelenski solicita novo encontro com Lula durante Assembleia-Geral da ONU
Reunião pode ajudar a equilibrar críticas à posição brasileira sobre a guerra na Ucrânia

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, pediu uma nova reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Assembleia-Geral da ONU, que ocorre na próxima semana em Nova York. O governo brasileiro ainda não confirmou se aceitará o encontro. Caso aconteça, será a segunda reunião entre os dois líderes, que se encontraram pela última vez em setembro de 2023, também às margens da ONU.
Tentativas anteriores de encontro foram frustradas. Em maio deste ano, durante a cúpula do G7 no Canadá, Lula aceitou um convite para conversar com Zelenski, mas a reunião não ocorreu por conflito de agendas. Em 2023, durante o G7 em Hiroshima, o desencontro gerou atritos, com ambos os presidentes responsabilizando um ao outro pelo cancelamento.
Desde o início de seu governo, Lula tem buscado uma posição de mediador no conflito entre Rússia e Ucrânia, mas tem enfrentado críticas por demonstrar, segundo observadores internacionais, maior proximidade com Vladimir Putin. A possível reunião com Zelenski pode ajudar o presidente brasileiro a sinalizar equilíbrio diplomático, especialmente após sua visita à Rússia e sua tentativa, junto à China, de propor uma negociação de paz rejeitada por Kiev. Neste ano, Lula voltou a abordar o tema diretamente com Putin, pedindo que negociasse um cessar-fogo em Istambul.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.