
Política
Lídice da Mata critica PEC da Blindagem: "Retrocesso inaceitável"
Deputada Federal concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quarta-feira (24)

Foto: Metropress
A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou ser totalmente contra a chamada PEC da Blindagem e classificou a proposta como um retrocesso inaceitável no sistema democrático brasileiro. Em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, nesta quarta-feira (24), Lídice criticou a medida e destacou que ela tenta restaurar privilégios que a própria Constituição já havia superado ao longo dos anos.
"A PEC tenta voltar a um modelo anterior, mas ainda piorado, porque amplia proteções de forma desproporcional, até mesmo para pessoas que não são parlamentares, como presidentes de partidos", afirmou a deputada. “Hoje, o que se vê são pessoas que entram para a política já com processos na Justiça, buscando proteção", criticou.
Segundo Lídice, o Senado deverá rejeitar a PEC, e a Câmara não terá coragem de reavaliá-la. “Infelizmente, a Câmara não percebeu o quanto errou. Mas agora será obrigada a encarar esse recado das ruas. Foi uma grande emoção ver o povo se levantar em todo o Brasil. Foi um verdadeiro acordar da população brasileira.”
A deputada também exaltou o papel da população nas manifestações que tomaram o país e que, segundo ela, foram decisivas para barrar a PEC no Senado. “Foi um dia extraordinário para o Brasil. Foi o grito das ruas que chegou à Câmara e ao Senado. As manifestações foram em todas as capitais, também no interior. Um consenso nacional contra esse absurdo.”
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.