
Política
Lula inaugura fábrica da BYD na Bahia e reforça defesa da soberania nacional
Com investimento de R$ 5,5 bilhões, nova planta em Camaçari marca chegada da montadora chinesa ao Brasil

Foto: Joá Souza/GOVBA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (9), da inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Com investimento estimado em R$ 5,5 bilhões, o empreendimento marca a chegada oficial da empresa ao Brasil e promete gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Durante o evento, Lula destacou a importância do projeto para o desenvolvimento regional e defendeu a soberania nacional. “Esse ato aqui é a demonstração de que estamos criando uma pátria soberana”, afirmou, ressaltando o potencial produtivo e ambiental do Brasil, como a maior reserva florestal do mundo, 12% da água doce do planeta e a tecnologia de ponta na extração de petróleo.
Ao comentar sobre as relações internacionais, Lula afirmou que o Brasil quer manter boas relações com todos os países, mas sem abrir mão da autonomia em suas decisões. “Ninguém mete o dedo no nosso nariz”, declarou, mencionando uma conversa telefônica com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que, segundo ele, foi cordial.
A unidade tem capacidade para produzir 150 mil veículos por ano na primeira etapa e 300 mil na segunda fase.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.