Política
Haddad defende taxação dos super-ricos e propõe “nova globalização” com justiça social e ambiental

Análise de vetos ambientais e LDO é adiada sem nova data definida
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), cancelou a sessão conjunta que ocorreria nesta quinta-feira (16), atendendo a um pedido do governo federal. A pauta incluía a análise de vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental, cuja derrubada preocupa o Executivo por possíveis impactos negativos diante da proximidade da COP 30, marcada para Belém (PA).
Na véspera, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), reuniu-se com Alcolumbre para discutir um acordo que evitasse a votação. Em nota, Alcolumbre confirmou que a decisão foi tomada “a pedido da Liderança do Governo no Congresso”. Ainda não há nova data para a realização da sessão.
Além dos vetos, estava prevista a análise do projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2025, que também foi adiada. A proposta ainda não foi votada na Comissão Mista de Orçamento, pois o governo avalia possíveis ajustes, após a caducidade da medida provisória sobre alternativas ao aumento do IOF. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenta recuperar parte do conteúdo da MP, que tinha apoio entre os parlamentares.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.