
Política
Brasil e Indonésia reforçam parceria estratégica e defendem reforma da governança global
Em visita de Lula a Jacarta, países firmam comunicado conjunto com foco em cooperação econômica e ambiental

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Os governos do Brasil e da Indonésia divulgaram nesta quinta-feira (23) os avanços da parceria estratégica entre os países, por ocasião da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a capital Jacarta. O documento aborda cooperações bilaterais, regionais e multilaterais, ressaltando potenciais estratégicos comuns e o compromisso com a reforma da governança internacional, a paz e a segurança global.
Os países informaram, em um comunicado conjunto, o potencial de cooperação em áreas como agronegócio, defesa, mineração, energia, saúde, turismo, e a importância das transições energéticas, biocombustíveis e do combate ao crime organizado. O texto reforça a aproximação entre blocos econômicos, a cooperação Sul-Sul e o compromisso com uma ordem internacional justa e inclusiva.
O comunicado também menciona a sinergia entre os dois países nos campos empresarial, acadêmico e científico, com foco em educação, inovação, meio ambiente e diversidade. Ambos reafirmaram o compromisso com o enfrentamento das mudanças climáticas, a preservação de florestas tropicais e oceanos, e o desenvolvimento sustentável com energias limpas.
Como membros fundadores da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, Brasil e Indonésia reafirmaram o compromisso de combater a fome e promover segurança alimentar, além de apoiarem o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que será formalizado na Cúpula do Clima de Belém.
Os governos também defenderam uma reforma urgente da governança global, especialmente do Conselho de Segurança da ONU, para ampliar a representação do Sul Global, e acolheram com satisfação o processo de cessar-fogo em Gaza, reafirmando apoio à solução de dois Estados como caminho para a paz na região.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.