
Política
Lula e Hugo Motta discutem avanço da PEC da Segurança após operação no Rio
Planalto intensifica defesa da proposta como resposta ao crime organizado

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta quinta-feira (30) com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir o avanço da PEC da Segurança. A proposta, que está parada em comissão especial desde abril, ganhou prioridade após a megaoperação no Rio de Janeiro, que deixou mais de 120 mortos, segundo o governo estadual.
Segundo apuração da CNN, o Planalto orientou os ministros a reforçarrm a defesa pública da PEC, inclusive com campanhas nas redes sociais.
O relator da proposta, deputado Mendonça Filho (União-PE), disse à CNN Brasil que o texto original enviado pelo governo “não resolve o problema” do crime organizado e defendeu alterações significativas antes da votação. Já Hugo Motta afirmou que pretende pautar a PEC no plenário assim que o texto for aprovado pela comissão, o que deve ocorrer em dezembro.
Na quarta-feira (29), o governo divulgou uma peça publicitária destacando o envio da PEC ao Congresso e sua importância para o combate à criminalidade. A movimentação ocorre em meio à pressão política gerada pelas operações no Rio e à tentativa do governo federal de mostrar protagonismo na área da segurança pública.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

