
Política
Governo envia peritos da Força Nacional ao Rio após operação com mais de 120 mortos
Equipe vai apoiar perícias de identificação de corpos e análises de crimes; medida é a primeira do novo escritório de combate ao crime organizado

Foto: Robson Alves/MJSP
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quinta-feira (30) o envio de 10 a 20 peritos da Força Nacional ao Rio de Janeiro. A medida foi comunicada ao governador Cláudio Castro (PL) e ocorre após a megaoperação que deixou ao menos 121 mortos na capital fluminense, segundo a Polícia Civil.
Essa é a primeira ação do Escritório Emergencial de Combate ao Crime Organizado no Rio, criado na quarta-feira (29) após reunião no Palácio da Guanabara.
De acordo com o ministério, os peritos vão atuar em áreas como análise de locais de crime, balística, genética forense, medicina legal, identificação de DNA, necrópsias e reconhecimento de corpos. O objetivo é apoiar as forças estaduais de segurança na investigação das mortes e no esclarecimento dos fatos.
A operação, batizada de Contenção, mobilizou cerca de 2,5 mil agentes das Polícias Civil e Militar, com o objetivo de conter o avanço do Comando Vermelho e cumprir cerca de 100 mandados de prisão nos complexos do Alemão e da Penha. Entre os alvos, 30 eram de outros estados, incluindo integrantes da facção vindos do Pará.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

