
Política
COP30: "Falei com Lula e Macron para não perfurar petróleo aqui, nem permitir o Ferrogrão", diz Cacique Raon
Cacique Raoni Metuktire, uma das mais importantes lideranças indígenas do Brasil, participou nesta quarta-feira (12) da abertura da Cúpula dos Povos

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Cacique Raoni Metuktire, uma das mais importantes lideranças indígenas do Brasil, participou nesta quarta-feira (12) da abertura da Cúpula dos Povos, evento da sociedade civil paralelo à COP30.
Líder do povo Kayapó, no Mato Grosso, uma das etnias mais impactadas pelo avanço da produção de soja sobre as terras indígenas, Raoni integrou a “Caravana da Resposta”, uma das embarcações da barqueata que deu início ao encontro. Durante a travessia, diante de mais de 300 indígenas e ativistas de movimentos sociais, o cacique falou à imprensa e enviou recados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao presidente da França, Emmanuel Macron, com quem conversou por videoconferência na semana passada.
"Falei com [os presidentes] Lula e Macron para não perfurar petróleo aqui, nem permitir o Ferrogrão, emendando que, se precisa, 'puxo a orelha do presidente Lula'".
A Petrobras recebeu aval do Ibama para explorar petróleo na Marguem Equatorial, região na costa que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte. Ambientalistas temem que um eventual vazamento provoque danos aos ecossistema, que abriga grande biodiveridade.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

