Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

CCJ do Senado pode adiar votação do PL da Dosimetria para 2026

Política

CCJ do Senado pode adiar votação do PL da Dosimetria para 2026

Impasse entre bancadas ameaça análise de projeto que beneficia Bolsonaro

CCJ do Senado pode adiar votação do PL da Dosimetria para 2026

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 17 de dezembro de 2025 às 09:35

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado tem na pauta desta quarta-feira (17) o PL da Dosimetria, que reduz penas de condenados por atos golpistas e pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, um impasse entre os senadores pode adiar a votação. As informações são do g1.

Até a noite de terça-feira (17), não havia acordo, e o MDB, terceira maior bancada da Casa, com 11 senadores, decidiu se posicionar contra o texto aprovado pela Câmara. O líder do partido, Eduardo Braga (MDB-AM), afirmou que a votação deve ficar para 2026.

O relator da proposta, senador Esperidião Amin (PP-SC), reconheceu que, sem o apoio de bancadas como MDB e PSD, é difícil votar o projeto. O PSD, segunda maior bancada do Senado, com 14 senadores, também demonstra resistência, e o presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), já afirmou que o texto, como está, não passa na comissão. O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), informou que pedirá vista da matéria, o que pode transferir a análise para o próximo ano, posição reiterada pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Caso o texto seja aprovado, Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe, permaneceria em regime fechado por mais 2 anos e 4 meses, segundo cálculos da relatoria na Câmara.