
Política
Lula aponta 2026 como “ano da verdade” e cobra empenho de ministros
Rui Costa e Fernando Haddad devem deixar cargos em abril para disputar eleições ou se dedicar a outras atividades

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (17) que 2026 será "o ano da verdade", em referência ao período eleitoral que elegerá um novo chefe do Executivo, deputados e senadores.
Durante reunião ministerial, o petista pediu empenho dos ministros que deixarão seus cargos para disputar as eleições. “Aquele que tiver que se afastar, se afastem, e, por favor, ganhem o cargo que vão disputar, não percam”, disse.
Dois ministros do governo devem deixar seus cargos em abril de 2026. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar na última segunda-feira que sairá no início do mês, após cumprir todas as missões delegadas pelo presidente e mantendo uma relação de confiança com ele.
Fernando Haddad, da Fazenda, também prepara sua saída com aval do presidente. Segundo informações do blog da Ana Flor para o portal de notícias G1, ele deve deixar o governo até abril para disputar o governo ou uma vaga no Senado de São Paulo, embora tenha declarado que não planeja candidatura em 2026 e que pretende se dedicar ao lançamento de um livro e à coordenação da campanha de Lula à reeleição.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

