
Política
Kassab organiza Zema para vice de Flávio Bolsonaro em chapa presidencial
Kassab ficaria ligado a três projetos presidenciais

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O entorno de Romeu Zema, governador de Minas Gerais, começou a articular para que ele seja candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro à Presidência da República. As conversas estão sendo conduzidas por Gilberto Kassab, presidente do PSD, que se reuniu com Zema em São Paulo. O acordo também inclui apoio à candidatura de Matheus Simões ao governo de Minas em 2026 e o lançamento de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, como candidato à Presidência.
Com esse arranjo, Kassab ficaria ligado a três projetos presidenciais: o de Flávio Bolsonaro, o de Eduardo Leite e manteria diálogo com o presidente Lula. Isso porque o acordo não exigiria que o PSD deixasse os cargos que ocupa no governo federal, onde comanda os ministérios da Agricultura, Minas e Energia e Pesca.
A articulação também pode fortalecer a candidatura de Matheus Simões em Minas Gerais. Atualmente, ele aparece em quarto lugar nas pesquisas, atrás de Cleitinho, Alexandre Kalil e Gabriel Azevedo. A estratégia é que, com Zema na chapa de Flávio, os apoiadores de Bolsonaro fortaleçam Simões e enfraqueça Cleitinho, que tem eleitores próximos ao ex-presidente.
Flávio Bolsonaro também ganharia força eleitoral em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país. Em São Paulo, ele contaria com o apoio do governador Tarcísio de Freitas.
Esse movimento envolve ainda a desistência de Ratinho Jr. da disputa presidencial. O governador do Paraná não tem indicado que pretende concorrer ao Planalto e planeja disputar o Senado, além de tentar eleger um sucessor no estado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

