
Política
Lula avalia contatar Trump sobre situação na Venezuela
Brasil se coloca como facilitador de diálogo e pode enviar ajuda humanitária ao país vizinho

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda entrar em contato com Donald Trump para tratar da situação política na Venezuela. Segundo informações são do blog de Débora Bergamasco, na CNN, ogoverno brasileiro vê interesses convergentes entre Brasil e EUA na região e quer se colocar como mediador no diálogo entre americanos e venezuelanos. Autoridades do Palácio do Planalto e do Itamaraty destacam a importância de manter a estabilidade política na Venezuela para evitar conflitos civis, disputas entre facções e impactos econômicos negativos.
Embora a relação com Nicolás Maduro tenha se deteriorado desde a eleição presidencial venezuelana do ano passado, Lula mantém um dos melhores canais de contato na América Latina com o governo vizinho, graças à sua experiência com o chavismo. Ele também possui acesso direto a Trump, um ativo estratégico segundo seus auxiliares. No início de janeiro, Lula conversou com a presidente interina Delcy Rodríguez, para se informar sobre a captura de Maduro e a transição de poder no país.
Além do auxílio político, o Brasil está disposto a enviar suprimentos como alimentos e remédios à Venezuela, caso seja necessário. A iniciativa reforça a disposição do governo brasileiro em apoiar a estabilidade e a reconstrução do país vizinho, mantendo o Brasil como interlocutor relevante na crise regional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

