
Política
STF soma mais de 810 condenações e ainda enfrenta foragidos três anos após o 8/01
Corte ainda busca foragidos, julga núcleos do golpe e homologa acordos de reparação

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Três anos após os atos de 8 de janeiro de 2023, o STF contabiliza mais de 810 condenações, 14 absolvições e dezenas de foragidos. Dados da Primeira Turma indicam que 810 pessoas foram condenadas até o fim do ano passado, sendo 395 por crimes mais graves e 415 por crimes menos severos. Em 2025, o Supremo julgou os quatro principais núcleos apontados pela PGR como responsáveis pela tentativa de golpe.
Jair Bolsonaro (PL) recebeu a maior pena: 27 anos e três meses de prisão, em regime inicial fechado, e cumpre a condenação na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A Justiça também busca condenados foragidos, muitos no exterior, com 61 pedidos de extradição feitos no último ano, principalmente para Argentina e Estados Unidos. Entre eles estão Alexandre Ramagem, condenado a 16 anos, e Carlos Rocha, condenado a sete anos e seis meses.
O STF homologou 564 acordos de não persecução penal, que resultaram no ressarcimento de mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos. Além disso, todos os condenados devem contribuir, de forma solidária, para o pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

