
Política
Eduardo Paes confirma pré-candidatura ao governo do Rio de Janeiro
Na eleição de 2024, quando foi reeleito na cidade, Paes prometeu que continuaria até o fim do mandato

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou nesta segunda-feira (19) que pretende concorrer ao governo do estado nas eleições de outubro. Na eleição de 2024, quando foi reeleito na cidade, Paes prometeu que continuaria até o fim do mandato.
"Sou pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro", disse após comandar a primeira reunião de secretariado do ano. “É algo que já vem na minha cabeça há algum tempo. Ao longo desses últimos meses vim formando minha opinião sobre isso. Não é uma decisão ainda tomada, eu estava conversando com prefeitos, mas há uma tendência muito grande e pretendo decidir isso até o carnaval”, disse o prefeito.
Para ficar apto a disputar o estado, o prefeito precisa se desincompatibilizar do cargo até 4 de abril, seis meses antes do dia do voto, mas ele também afirmou que não pretende se afastar das funções com tanta antecedência. "Tenho ainda um prazo pra me desincompatibilizar. Eu não pretendo fazer isso com tanta antecedência, mas vai chegando o momento", afirmou.
Apoio a Lula
Apesar de possíveis movimentos dentro do PSD, Paes declarou apoio à candidatura do presidente Lula (PT). "A minha decisão é a de apoiar a candidatura do presidente Lula à presidência da República, isso nunca teve dúvida."
No entanto, Paes disse ainda que "não é ele (Lula) quem vai governar o Rio de Janeiro se eu ganhar a eleição", e que vai "tratar do Rio de Janeiro" no processo eleitoral. Apontou também que, ao conversar com o presidente na semana passada, deixou claro que precisa fazer alianças com grupos diferentes. O Rio precisa de união, de força, inclusive nessas alianças pode ter alguém que não concorde comigo na eleição presidencial.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

