
Política
Orçamento da União poderá receber sugestões da população; entenda como
Objetivo é estimular transparência e participação popular

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, anunciou que o governo prepara um projeto para permitir a participação direta da população na definição do Orçamento da União. A iniciativa, chamada Orçamento do Povo, pretende ampliar o envolvimento dos cidadãos nas decisões sobre o uso dos recursos públicos. O anúncio foi feito durante o Bom dia, Ministro, do Canal Gov, desta terça-feira (21).
A proposta deve ser apresentada no próximo mês e, no primeiro ano, terá caráter educativo. Isso ocorre porque o Orçamento de 2026 já foi aprovado. A intenção é estimular a criação de uma cultura de participação, em que moradores indiquem prioridades para seus municípios.
Como deve funcionar
O projeto prevê que cada cidadão vote uma única vez em uma proposta local. Inicialmente, cerca de 400 municípios, incluindo todas as capitais, serão atendidos. Cada cidade terá um valor definido, financiado por ministérios que aderirem à iniciativa, com sete pastas já confirmadas.
Os recursos poderão ser usados em ações já previstas, como ambulâncias, climatização de escolas, praças com Wi-Fi ou projetos culturais itinerantes. A proposta mais votada será executada pelo governo, reforçando a transparência e o controle social sobre o orçamento público.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

