
Política
Lula anuncia isenção de visto para chineses em viagens ao Brasil
Medida segue política de reciprocidade adotada pela China

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta sexta-feira (23) que irá conceder isenção de algumas categorias de vistos de curta duração a cidadãos chineses, em reciprocidade à medida de isenção adotada pela China desde 2025. A decisão já foi comunidade ao presidente Xi Jinping, em conversa por telefone na noite desta quinta-feira (22).
Em nota divulgada nesta sexta, o Palácio do Planalto explicou que a isenção acontece em meio à ampliação da cooperação em áreas da “fronteira do conhecimento”. "Os presidentes Lula e Xi reiteraram seu compromisso com o fortalecimento das Nações Unidas como caminho para a defesa da paz e da estabilidade no mundo", diz o comunicado.
A conversa entre os mandatários teve uma duração de 45 minutos e houve trocas sobre o adensamento das relações bilaterais desde a visita do presidente Xi ao Brasil e a formação da Comunidade de Futuro Compartilhado Brasil-China por um Mundo mais Justo e um Planeta mais Sustentável, em novembro de 2024.
Desde 1º de junho de 2025, a política de isenção de visto da China passou a incluir os cidadãos brasileiros com validade de um ano, que posteriormente foi ampliada até 31 de dezembro deste ano.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

