Terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Cármen Lúcia alerta para avanço da desinformação com a proximidade das eleições de 2026

Política

Cármen Lúcia alerta para avanço da desinformação com a proximidade das eleições de 2026

Presidente do TSE diz que mentiras divulgadas com uso de tecnologia buscam “capturar a vontade livre do eleitor”

Cármen Lúcia alerta para avanço da desinformação com a proximidade das eleições de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 27 de janeiro de 2026 às 15:05

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, alertou nesta terça-feira (27) para o crescimento da circulação de desinformação com a aproximação das eleições de 2026. Segundo ela, o uso malicioso de conteúdos falsos tem como objetivo gerar descrença no processo democrático e “capturar a vontade livre do eleitor”.

A declaração foi feita durante a abertura de um seminário sobre segurança, comunicação e desinformação no processo eleitoral. Na ocasião, a ministra destacou que as tecnologias não são prejudiciais por si mesmas, mas podem causar danos quando utilizadas de forma inadequada.

“Nenhuma dúvida que as tecnologias podem levar à contaminação de eleições, pela captura da vontade livre do eleitor, com as mentiras tecnologicamente divulgadas”, avaliou.

Em outro momento, Cármen Lúcia criticou “pessoas que tentam de alguma forma contaminar a vontade do eleitor para conduzir a um resultado”. Para ela, esse tipo de prática enfraquece a democracia. “A dúvida corrói as bases democráticas de um processo eleitoral”, afirmou.

A presidente do TSE defendeu que o processo eleitoral precisa garantir que cada eleitora e cada eleitor possa escolher livremente seus representantes, sem sofrer pressões externas ou ataques à liberdade de escolha. Ela também pregou tranquilidade no enfrentamento à desinformação.

“O processo eleitoral precisa de ser garantido de maneira íntegra, de maneira tranquila, que isso não seja um momento de tumulto e muito menos de violência”, ressaltou.

O seminário é promovido pela Justiça Eleitoral e reúne servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais que atuam na preparação para o próximo ciclo eleitoral. Cármen Lúcia permanece na presidência do TSE até agosto, quando o ministro Nunes Marques deverá assumir o comando da Corte.