
Política
PT defende rever autonomia do Banco Central após caso Banco Master
Bancada do partido quer rediscutir modelo de independência do BC e levar proposta ao governo

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Partido dos Trabalhadores (PT) pretende iniciar um debate no Congresso para rever a autonomia do Banco Central, após os desdobramentos do caso envolvendo o Banco Master. A avaliação da bancada é que o atual modelo de independência da autoridade monetária é excessivo e precisa ser reformulado para ampliar mecanismos de controle institucional e social sobre o sistema financeiro.
A discussão será levada ao governo federal em uma reunião da bancada petista com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prevista para março. A proposta é alterar a legislação que instituiu a autonomia do BC, criando um modelo de “autonomia relativa”, no qual as decisões da política monetária estejam mais alinhadas às diretrizes da política econômica e fiscal definidas democraticamente pelo Congresso e pelo Executivo.
Além da revisão da lei, o partido também defende o aprofundamento das investigações sobre o caso do Banco Master, incluindo a responsabilização de agentes públicos e privados envolvidos. Para o PT, o episódio evidenciou fragilidades na fiscalização de instituições financeiras e reforçou a necessidade de mudanças no papel e nos limites de atuação do Banco Central.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

