
Política
Justiça italiana conclui julgamento sobre extradição de Zambelli
Audiências sobre caso de Zambelli ocorrem após uma série de adiamentos e pedidos da defesa

Foto: Lula Marques/ EBC
A audiência sobre a extradição da ex-deputada Carla Zambelli foi concluída pela Justiça italiana nesta quinta-feira (12). A decisão ainda será comunicada pelo Tribunal de Apelação de Roma. A primeira sessão para analisar o caso foi marcada para 27 de novembro do ano passado e adiada duas vezes.
A defesa e o representante da Justiça brasileira terão, após publicada a decisão, 15 dias para recorrer à Corte de Cassação, última instância do Judiciário italiano. Se isso acontecer, a expectativa é que a primeira audiência seja marcada entre quatro e cinco meses. Depois dessa fase, a palavra final caberá ao governo italiano, por meio do Ministério da Justiça.
As audiências sobre o caso de Zambelli — condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em dois processos — ocorrem após uma série de adiamentos e pedidos da defesa.
Entenda o caso da ex-deputada
Carla Zambelli foi condenada duas vezes pelo STF. Na primeira, recebeu pena de dez anos de prisão pelos crimes de invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica, em associação com o hacker Walter Delgatti Neto. Após a decisão, ela deixou o país e acabou sendo presa na Itália em julho, após cooperação entre as autoridades dos dois países.
Na segunda condenação, a ex-deputada foi sentenciada a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, além disso, Zambelli deverá pagar multa equivalente a 400 salários-mínimos da época dos fatos, ocorridos em 2022, com correção monetária.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

