Domingo, 09 de agosto de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula critica tarifaço e diz que enviará dados sobre desmatamento ao “amigo Trump”

Política

Lula critica tarifaço e diz que enviará dados sobre desmatamento ao “amigo Trump”

Presidente afirmou que informações usadas pelos EUA para justificar novas tarifas não correspondem à realidade brasileira

Lula critica tarifaço e diz que enviará dados sobre desmatamento ao “amigo Trump”

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 08 de agosto de 2026 às 13:30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, neste sábado (8), o tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros e afirmou que pretende enviar ao presidente americano, Donald Trump, dados atualizados sobre a redução dos alertas de desmatamento na Amazônia.

Durante evento que marcou os 30 anos do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, Lula afirmou que o desmatamento ilegal foi uma das justificativas apresentadas pelo governo americano para a aplicação das novas tarifas.

“Um dos motivos era que a gente não cuidava do desmatamento. Eu quero preparar os números e mandar para o meu amigo Trump”, afirmou Lula. “Para ele saber que quem informou ele não informou sobre a verdade”, acrescentou.

Ao citar os dados, o presidente se dirigiu à ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que estava no evento.

“Marina, você pode ficar orgulhosa, porque nós anunciamos o menor desmatamento da história desde 2016. Foi uma coisa fantástica. E eu fiz questão de tirar fotografia dos números”, disse.

Segundo dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a área sob alertas de desmatamento na Amazônia foi de 2.874,38 km² entre agosto de 2025 e julho de 2026. O número representa uma redução de 36% em relação ao período anterior e é o menor da série histórica, iniciada em 2016.

Tarifaço

Em julho, o governo de Donald Trump impôs uma tarifa adicional de 25% sobre parte dos produtos brasileiros vendidos aos Estados Unidos. A medida ocorreu após uma investigação conduzida pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR).

Entre os pontos citados pelo órgão americano estão questões relacionadas ao comércio digital, tarifas preferenciais, combate à corrupção, proteção da propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e desmatamento ilegal.

O USTR afirmou que o Brasil possui uma estrutura legal para combater o desmatamento, mas avaliou que as regras historicamente não seriam aplicadas de forma eficaz. O governo brasileiro contesta a avaliação e considera as tarifas injustificadas.

A relação entre Brasil e Estados Unidos também passa por um momento de tensão diplomática. Nesta semana, os Estados Unidos revogaram o visto da embaixadora brasileira em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti, em meio a um impasse envolvendo a indicação do novo embaixador americano em Brasília.

Evento do MTST

O encontro foi realizado na Arena Multiuso de Taboão da Serra e celebrou os 30 anos do MTST. A programação também abordou políticas habitacionais e projetos relacionados ao programa Minha Casa, Minha Vida.

Além de Lula, participaram do evento Guilherme Boulos, a primeira-dama Janja da Silva e Marina Silva.