Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Dilma e ministros foram grampeados pelo governo dos EUA, diz Wikileaks

Política

Dilma e ministros foram grampeados pelo governo dos EUA, diz Wikileaks

O site Wikileaks divulgou, neste sábado (4), uma lista que revela que, além da própria presidente Dilma Rousseff, 29 telefones do governo petista, incluindo o de ministros, diplomatas e assessores, foram espionados pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos. [Leia mais...]

Dilma e ministros foram grampeados pelo governo dos EUA, diz Wikileaks

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Por: Juliana Almirante no dia 04 de julho de 2015 às 11:30

O site Wikileaks divulgou, neste sábado (4), uma lista que revela que, além da própria presidente Dilma Rousseff, 29 telefones do governo petista, incluindo o de ministros, diplomatas e assessores, foram espionados pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos. O telefone via satélite instalado no avião presidencial, com o qual Dilma se comunica com o mundo quando está a bordo da aeronave, é um dos 29 números grampeados pela NSA. Os números telefônicos foram grampeados no início da gestão da presidente, que retornou na última quinta-feira de uma viagem ao país.

A lista foi obtida pela GloboNews em parceria com a publicação online "The Intercept". A relação inclui, entre outros nomes, o ex-chefe da Casa Civil Antonio Palocci; o atual ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que, à época, ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda; o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito Siqueira, responsável pela segurança da presidente da República; e o ex-ministro das Relações Exteriores e atual embaixador do Brasil em Washington Luiz Alberto Figueiredo Machado, então subsecretário-geral de Meio Ambiente.