
Política
Lava Jato: Juiz Sérgio Moro manda Bumlai de volta para a cadeia
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo julgamento dos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, determinou na quarta-feira (10) que José Carlos Bumlai retorne para a cadeia. [Leia mais...]

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo julgamento dos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, determinou na quarta-feira (10) que José Carlos Bumlai retorne para a cadeia. O pecuarista foi preso na 21ª fase da Lava Jato e estava em prisão domiciliar desde março deste ano por conta de um tratamento contra um câncer na bexiga. Bumlai deve se apresentar, na próxima terça-feira (23), à Polícia Federal (PF), em Curitiba.
"Não mais se enquadrando o acusado José Carlos Costa Marques Bumlai nas hipóteses legais que permitem o regime de prisão domiciliar, persistindo e inclusive reforçados os pressupostos e fundamentos da preventiva, cuja necessidade foi reconhecida inclusive pelas instâncias recursais, e superado o tratamento e intervenção cirúrgica que motivaram a concessão do benefício, deve o acusado retornar à prisão", diz trecho do despacho, segundo o G1.
José Carlos Bumlai é acusado de ter pego um empréstimo fraudulento de R$ 12 milhões no Banco Schahin em 2004. O destinatário final da verba, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF), foi o Partido dos Trabalhadores (PT).
Ainda segundo o site, Moro informou que na prisão, o pecuarista vai poder realizar exames e tratamentos necessários tanto no Complexo Médico-Legal, que fica na Região Metropolitana de Curitiba, quanto em hospitais mediante escolta policial.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.