Política

Às vesperas de reformas, Temer perde apoio na Câmara

O governo do presidente Michel Temer vem perdendo a fidelidade dos deputados federais no Legislativo desde o ano passado. Enquanto em julho do ano passado a média de apoio ao governo na Câmara dos Deputados foi de 91%. [Leia mais...]

[Às vesperas de reformas, Temer perde apoio na Câmara]
Foto : Marcos Corrêa/PR

Por Laura Lorenzo no dia 24 de Abril de 2017 ⋅ 15:02

O governo do presidente Michel Temer vem perdendo a fidelidade dos deputados federais no Legislativo desde o ano passado. Enquanto em julho do ano passado a média de apoio ao governo na Câmara dos Deputados foi de 91%, em abril deste ano, de acordo com pesquisa do Estadão Dados, a taxa caiu 12 pontos porcentuais e o índice agora é de 79%.

De acordo com os números da pesquisa, quanto mais recente o intervalo analisado, maior é a queda da fidelidade ao peemedebista na Câmara. Nas primeiras 20 votações nominais do governo Temer, 92% dos deputados seguiram a orientação do Planalto. Já nas 20 mais recentes, apenas 68% fizeram o mesmo.

Embora o governo Temer tenha se destacado no ano passado com uma taxa de fidelidade recorde na Câmara, a curva de tendência dos últimos meses mostra a queda deste índice.

A mudança se deu a partir do momento em que a base começou a pensar no impacto da aprovação das propostas em suas bases eleitorais, que são contrárias às mudanças. Para conter a oposição, o presidente já endureceu o discurso e ameaçou os cargos dos aliados.

Notícias relacionadas