Terça-feira, 01 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Ministro Edson Fachin retira sigilo de delações de João Santana e Mônica Moura

Política

Ministro Edson Fachin retira sigilo de delações de João Santana e Mônica Moura

Relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin retirou o sigilo das delações premiadas a João Santana e Mônica Moura, além de um auxiliar do casal de publicitários André Santana. [Leia mais...]

Ministro Edson Fachin retira sigilo de delações de João Santana e Mônica Moura

Foto: Marcos Oliveira/ Agência Senado

Por: Luiza Leão no dia 11 de maio de 2017 às 15:27

Relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin retirou o sigilo das delações premiadas a João Santana e Mônica Moura, além de um auxiliar do casal de publicitários André Santana. Os acordos haviam se tornado juridicamente válidos no início de abril.

Os depoimentos das três pessoas originaram 22 petições que foram protocoladas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, junto ao STF. É provável que os documentos sejam solicitações para a abertura de novos inquéritos contra pessoas com foro privilegiado na Corte. Entretanto, também podem se referir a outros tipos de providências. O teor dos depoimentos não foi disponibilizado.

Na mesma decisão, divulgada nesta quinta-feira (11), Edson Fachin deferiu o pedido para a abertura de contas judiciais. Normalmente, são utilizadas para a devolução de dinheiro obtido de forma ilícita.

João Santana e Mônica Moura foram os marqueteiros responsáveis pelas campanhas eleitorais de Dilma Rousseff à Presidência, tanto em 2010 como em 2014. Em depoimento prestado ao juiz Sérgio Moro no mês de abril, os dois afirmaram que foram pagos por meio de caixa 2da empreiteira Odebrecht.