Política
Secretaria da Mulher da Câmara vai acionar Corregedoria após ataques de deputados a Marina Silva

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) foi escolhido, nesta terça-feira (12), para ser o relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) criada para investigar irregularidades envolvendo o grupo JBS e a holding J&F em operações com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). [Leia mais...]
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) foi escolhido, nesta terça-feira (12), para ser o relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) criada para investigar irregularidades envolvendo o grupo JBS e a holding J&F em operações com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Também deverá ser apurado pela comissão o acordo de delação premiada entre os empresários da companhia e o Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Operação Lava Jato. A delação firmada com a Procuradoria-Geral da República (PGR) resultou nas denúncias que envolveram o presidente Michel Temer em participação de esquema de pagamento de propina e troca de favores entre os empresários e o governo. Na última semana, contudo, a divulgação de um áudio de quatro horas em que os executivos Joesley Batista e Ricardo Saud, da holding, acertam, de acordo com o MPF, a omissão de informações mudou o rumo das investigações. Os executivos foram presos preventivamente.
Um dos principais aliados do governo Temer, Marun recebeu em sua campanha recursos de outros candidatos que foram financiados pela JBS. O deputado nega que se sinta impedido para ser relator e que pautará o trabalho da comissão pela “busca da verdade”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.