
Política
Rui destaca importância de parcerias em Cuba: \"Ampliar ensino nas universidades\"
A viagem do governador Rui Costa (PT) a Cuba, que tem como objetivo estabelecer novas parcerias nas áreas acadêmica e de saúde pública, chegou ao fim nesta quarta-feira (1º). [Leia mais...]

Foto: Diego Mascarenhas/GOVBA
A viagem do governador Rui Costa (PT) a Cuba, que tem como objetivo estabelecer novas parcerias nas áreas acadêmica e de saúde pública, chegou ao fim nesta quarta-feira (1º). Em clima de despedida, o gestor estadual fez um balanço do que ocorreu.
\"Em nossa viagem a Cuba, estamos aproveitando a ótima experiência do país em saúde para conhecer melhor os métodos de ensino nesta área. O foco é a cooperação entre a Bahia e o país cubano para ampliar o ensino de saúde em parceria com as universidades estaduais. O que nós desejamos é ampliar o ensino em nível de residência médicas. O objetivo é aumentar o número de residências médicas e com isso possamos oferecer mais vagas aos médicos baianos que desejam adquirir uma especialidade”, falou o governador, que se reuniu com o reitor da Faculdade de Medicina de Havana, Luiz Alberto Picos Garcia, na terça-feira (31).
A justificativa do governador foi que novas unidades médicas no estado estão sendo construídas -- quatro delas serão entregues até dezembro -- o que torna necessário mais especialistas. \"Médicos baianos poderão optar por adquirir uma especialidade em uma das quatro universidades estaduais. Com a regionalização da saúde e novos especialistas baianos, estamos garantindo avanços expressivos na saúde\", destacou. Rui Costa acrescentou ainda que o Governo do Estado vai dar bolsas de estudo para médicos baianos fazerem residência em qualquer uma das quatro universidades estaduais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.