Política

Operação Zelotes: MPF denuncia Guido Mantega por lavagem de dinheiro e corrupção

O Ministério Público Federal no Distrito Federal apresentou denúncia nesta quarta-feira (8) contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega por fatos apurados na Operação Zelotes. Ele fez parte dos governos dos presidentes Lula e Dilma. O ex-ministro foi acusado de corrupção, advocacia administrativa tributária e lavagem de dinheiro no âmbito da investigação que apura pagamentos de propina a conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).[Leia mais...]

[Operação Zelotes: MPF denuncia Guido Mantega por lavagem de dinheiro e corrupção]
Foto : José Cruz/Agência Brasil

Por Matheus Simoni no dia 08 de Novembro de 2017 ⋅ 17:51

O Ministério Público Federal no Distrito Federal apresentou denúncia nesta quarta-feira (8) contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega por fatos apurados na Operação Zelotes. Ele fez parte dos governos dos presidentes Lula e Dilma. O ex-ministro foi acusado de corrupção, advocacia administrativa tributária e lavagem de dinheiro no âmbito da investigação que apura pagamentos de propina a conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e outros servidores públicos para que multas aplicadas a empresas – entre bancos, montadoras, empreiteiras – fossem reduzidas ou anuladas.

As investigações revelaram que houve manipulação da composição e do funcionamento do Conselho Superior de Recursos Fiscais, órgão do Carf, para favorecer, de forma ilegal, a empresa Cimento Penha. Em troca, segundo a acusação, houve pagamento de propina. O Carf é uma espécie de tribunal administrativo onde empresas recorrem de multas aplicadas pela Receita Federal. Além dele, o MPF também denunciou o ex-presidente do Carf Otacílio Cartaxo e outras 12 pessoas.

Notícias relacionadas