
Política
Em manifestação ao STF, Temer defende fundo eleitoral bilionário
Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Michel Temer defendeu a legalidade do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) estimado em R$ 1,7 bilhão e composto por 30% dos recursos de emendas parlamentares. [Leia mais...]

Foto: Lula Marques/AGPT
Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Michel Temer defendeu a legalidade do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) estimado em R$ 1,7 bilhão e composto por 30% dos recursos de emendas parlamentares. Previsto para as eleições 2018, o fundo bilionário é questionado na Suprema Corte em uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) de autoria do PSC, que pede a suspensão do fundo.
O projeto que cria o fundo foi aprovado pelo Congresso e sancionado pela Presidência, no início de outubro, proposto como uma alternativa à proibição de financiamento empresarial, vetado pelo STF em 2015. A ministra Rosa Weber, relatora da ADI no STF, decidiu na semana passada submeter ao plenário da Corte o julgamento sobre o pedido e solicitou as informações do Planalto e do Congresso. A manifestação da Presidência, baseada em parecer da AGU (Advocacia-Geral da União), afirma que não houve ilegalidade na tramitação e não há afronta à Constituição.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.