
Política
Governadores assinam carta e pedem mais recursos para segurança pública
A carta, divulgada ontem (18), foi assinada pelos governadores da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, único estado que não é da Região Nordeste

Foto: Alberto Maraux/SSP
Governadores de sete estados brasileiros divulgaram uma carta aberta pedindo a liberação de R$ 42 bilhões para a segurança pública, entre outras demandas. A carta, divulgada ontem (18), foi assinada pelos governadores da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, único estado que não é da Região Nordeste. O documento é fruto do 9º Encontro dos Governadores do Nordeste, realizado em Recife.
A carta não foi assinada pelos governadores do Maranhão, de Alagoas e de Sergipe. A estimativa do governo federal é disponibilizar os recursos para a segurança pública até o fim de maio. Segundo o ministro Raul Jungmann, contratos de gestão serão firmados com os estados, estabelecendo contrapartidas aos repasses feitos. Essas contrapartidas seriam índices de criminalidade reduzidos, capacitação de agentes de segurança, melhoria de condições de trabalho dos policiais, entre outros.
“Seguimos aguardando, ainda, a definição dos critérios da linha de financiamento da ordem de R$ 42 bilhões, prometida no último dia 9 de março, em reunião ocorrida no Palácio do Planalto, sem que nenhum dos estados da federação tenha logrado êxito no acesso a esses recursos, mesmo já transcorridos mais de 60 dias desde seu anúncio”, diz um trecho da carta.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.