Justiça Eleitoral determina que PT remova propaganda ilegal das ruas de Salvador
Pontos de asfalto do Comércio, Piedade, Avenida Garibalde e Acupe de Brotas amanheceram hoje (4) pintados com a marca e o número do PT
![Justiça Eleitoral determina que PT remova propaganda ilegal das ruas de Salvador [Justiça Eleitoral determina que PT remova propaganda ilegal das ruas de Salvador]](https://www.metro1.com.br/noticias/62142,justica-eleitoral-determina-que-pt-remova-propaganda-ilegal-das-ruas-de-salvador-3.jpg)
Por Alexandre Galvão no dia 04 de Outubro de 2018 ⋅ 16:56
A juíza do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Karla Adriana Barnuevo de Azevedo, determinou que o PT remova, em até 48 horas, as pichações com o símbolo e o número da legenda em vias públicas de Salvador. Apesar da ordem, com a anuência da magistrada, a Prefeitura de Salvador iniciou a remoção das pinturas.
"Notifique-se a coligação e o partido denunciados para também procederem à retirada devida, nos endereços indicados na denúncia, assim como em todos aqueles bens que dependam de cessão ou permissão do poder público ou de uso comum, contendo a mesma ou semelhante pichação, no prazo de 48 horas, devendo se absterem do descumprimento reiterado da legislação eleitoral", determinou a magistrada.
Um servidor da Justiça Eleitoral acompanha o processo de retirada da propaganda. Pontos de asfalto do Comércio, Piedade, Avenida Garibalde e Acupe de Brotas amanheceram hoje (4) pintados com a marca e o número do PT, em um ato de vandalismo proibido pela legislação eleitoral. A prática é uma das hipóteses de propaganda ilegal, que pode levar à aplicação de multa no valor de R$ 2 mil a 8 mil.
Além disso, as pichações configuram crime ambiental, segundo o art. 65 da Lei Municipal nº 9.605/98 e violam as posturas legais sobre o ordenamento da cidade. A norma impõe aos responsáveis o pagamento de multa no mesmo valor do que foi gasto pela administração para a limpeza.