Política

Toffoli ressalta que novo presidente deve cumprir a constituição

Presidente do STF disse ainda que o sucessor de Temer tem que respeitar a oposição e as instituições

[Toffoli ressalta que novo presidente deve cumprir a constituição]
Foto : Luiz Silveira/Agência CNJ

Por Marina Hortélio no dia 28 de Outubro de 2018 ⋅ 12:30

Após votar, o presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Dias Toffoli, relembrou que o presidente eleito "terá como último ato cumprir a constituição".

Para ressaltar o dever de promoção da indiscriminação, Toffoli ainda citou o artigo terceiro da constituição. "É importante que se cumpra o artigo terceiro da constituição, o artigo terceiro diz o seguinte: 'Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: primeiro, construir uma sociedade livre, justa e solidária; segundo,  garantir o desenvolvimento nacional; terceiro, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; e quarto e importantíssimo, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação'", disse o presidente do STF a jornalistas.

Toffoli falou ainda sobre a importância do respeito à oposição e às instituições. "O futuro presidente deve respeitar as instituições, deve respeitar a democracia, o Estado Democrático de Direito, o poder judiciário, o congresso nacional e o poder legislativo”, disse . “Também garantir a pluralidade política como está na constituição, respeitando também a oposição que se formará. Aqueles que não lograrem êxito devem ser respeitados também porque a sociedade tem suas forças distintas e é o somatório que forma uma nação", afirmou.

Notícias relacionadas