Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Envolvido em escândalo com 'laranjas', PSL questiona leis anticorrupção no país

Política

Envolvido em escândalo com 'laranjas', PSL questiona leis anticorrupção no país

Partido entrou com ações diretas de inconstitucionalidade contra trechos dos textos

Envolvido em escândalo com 'laranjas', PSL questiona leis anticorrupção no país

Foto: Divulgação / PSL

Por: Juliana Rodrigues no dia 17 de fevereiro de 2019 às 07:30

O PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) a constitucionalidade de trechos considerados importantes nas principais leis anticorrupção do país: a que tipifica o crime de obstrução de Justiça e regulamenta as delações e a que permite punir empresas por atos contra a administração pública. A legenda ainda contesta a lei das prisões temporárias, principalmente a parte que autoriza a detenção de suspeitos de crimes contra o sistema financeiro.

O partido ajuizou duas ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) contra as leis anticorrupção em 2015 e 2016. Já a terceira, contra as prisões temporárias, é de 2004, anterior à filiação de Bolsonaro. Ainda que o PSL quisesse desistir dos pedidos, não seria possível, uma vez que as ações estão em tramitação.

O questionamento vai contra o discurso anticorrupção que elegeu o presidente Bolsonaro e do pacote proposto pelo ministro Sergio Moro. O PSL atravessa uma crise interna após a revelação, feita por reportagem da Folha de S. Paulo, de um esquema de candidatas laranjas que receberam recursos de fundos públicos na eleição passada. As suspeitas são investigadas pelo Ministério Público e pela Polícia Federal.