
Política
Moro cria plano para reduzir crimes violentos no país
A expectativa é de que o projeto seja implementado no segundo semestre deste ano em cinco cidades de médio porte do país

Foto: José Cruz / Agência Brasil
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, apresentou hoje (4) ao presidente Jair Bolsonaro um projeto que visa a redução de crimes violentos. A proposta inclui a ação integrada de forças da União, estados e municípios, a fim de diminuir as taxas de homicídio no país.
A expectativa é de que o projeto seja implementado no segundo semestre deste ano em cinco cidades de médio porte do país, ainda não definidas. O plano consiste em aumentar a repressão policial de um lado e, do outro, ampliar a presença de programas sociais do governo federal.
De acordo com o portal UOL, o projeto se inspirou em experiências na França que estabelecem uma espécie de "contrato" entre os governos federal, estadual e municipal.
Na repressão policial, a União poderá atuar, diz o site, no fornecimento de informações de inteligência para as policiais locais, capacitação e, eventualmente, a utilização de tropas das Força Nacional de Segurança Pública. Já na área social, planeja-se aumentar a atuação de programas sociais dos governos estaduais e federal nos municípios escolhidos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.