'Ambiente digital estimula o radicalismo', diz Fernando Schuler
Apesar de considerar que atualmente a liberdade para a participação política aumentou, ele avalia que as pessoas acabam escolhendo lados bastante opostos do debate.
!['Ambiente digital estimula o radicalismo', diz Fernando Schuler ['Ambiente digital estimula o radicalismo', diz Fernando Schuler]](https://www.metro1.com.br/noticias/72255,ambiente-digital-estimula-o-radicalismo-diz-fernando-schuler-3.jpg)
Por Juliana Almirante no dia 24 de Abril de 2019 ⋅ 12:38
O professor e colunista da Folha de São Paulo, Fernando Schuler, comentou, em entrevista à Rádio Metrópole, a pesquisa que apontou que o brasileiro tem pouca disposição para conversar com quem pensa diferente.
"Eu diria que isso é consequencia da chamada democracia digital. como tudo na vida, tem prós e contras", avaliou.
Apesar de considerar que atualmente a liberdade para a participação política aumentou, ele avalia que as pessoas acabam escolhendo lados bastante opostos do debate.
"O ambiente digital estimula o radicalismo", afirmou, citando que já há estudos que comprovam isso. "Quando você discute com uma pessoa cara a cara, vê a reação dela e tende a moderação e ao diálogo. Na internet, você fala com um avatar, protegido pelo anonimato. Não tem pessoalidade e a tendência é ter mais liberdade para a agressividade. Quanto mais afirmativo e bombástico, você consegue mais engajamento", completou.
Ela ainda falou sobre o fenômeno da "tribalização". "Que é excluir as pessoas que você discorda e aproximar quem você concorda. No fim, você só recebe as próprias opiniões. E aú surge problema do ódio. Eu fujo da pessoa que pensa diferente. Aí chego na democracia polarizada, que não é só no Brasil", disse.