Política

'Ambiente digital estimula o radicalismo', diz Fernando Schuler

Apesar de considerar que atualmente a liberdade para a participação política aumentou, ele avalia que as pessoas acabam escolhendo lados bastante opostos do debate. 

['Ambiente digital estimula o radicalismo', diz Fernando Schuler]
Foto : Divulgação

Por Juliana Almirante no dia 24 de Abril de 2019 ⋅ 12:38

O professor e colunista da Folha de São Paulo, Fernando Schuler, comentou, em entrevista à Rádio Metrópole, a pesquisa que apontou que o brasileiro tem pouca disposição para conversar com quem pensa diferente. 

"Eu diria que isso é consequencia da chamada democracia digital. como tudo na vida, tem prós e contras", avaliou. 

Apesar de considerar que atualmente a liberdade para a participação política aumentou, ele avalia que as pessoas acabam escolhendo lados bastante opostos do debate. 

"O ambiente digital estimula o radicalismo", afirmou, citando que já há estudos que comprovam isso. "Quando você discute com uma pessoa cara a cara, vê a reação dela e tende a moderação e ao diálogo. Na internet, você fala com um avatar, protegido pelo anonimato. Não tem pessoalidade e a tendência é ter mais liberdade para a agressividade. Quanto mais afirmativo e bombástico, você consegue mais engajamento", completou. 

Ela ainda falou sobre o fenômeno da "tribalização". "Que é excluir as pessoas que você discorda e aproximar quem você concorda. No fim, você só recebe as próprias opiniões. E aú surge problema do ódio. Eu fujo da pessoa que pensa diferente. Aí chego na democracia polarizada, que não é só no Brasil", disse. 

Notícias relacionadas

[Lula diz que delação premiada é 'tortura sofisticada']
Política

Lula diz que delação premiada é 'tortura sofisticada'

Por Juliana Almirante no dia 22 de Maio de 2019 ⋅ 07:21 em Política

Ele foi questionado sobre o tratamento que recebe na prisão e afirmou que, apesar de estar em uma cela solitária, tem suportado porque sabe que há brasileiros em situação...