Domingo, 22 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

PF diz ter indícios concretos de mentiras em gastos eleitorais de laranjas do PSL

Política

PF diz ter indícios concretos de mentiras em gastos eleitorais de laranjas do PSL

Foi realizada hoje a primeira operação em endereços ligados ao PSL e ao ministro do Turismo

PF diz ter indícios concretos de mentiras em gastos eleitorais de laranjas do PSL

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Por: Catarina Lopes no dia 29 de abril de 2019 às 17:20

Segundo a Polícia Federal em Minas Gerais, já há indícios concretos de que candidatas laranjas do PSL mentiram na prestação de contas da campanha. A PF realizou hoje a primeira operação em endereços associados ao PSL de Minas Gerais e ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

As investigações começaram em fevereiro, quando a Folha de S.Paulo revelou que o hoje ministro do Turismo comandou um esquema de candidatas laranjas em MG durante as eleições, quando comandava o partido no estado. O caso já levou à queda do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno.

A PF aponta que o partido quebrou a regra que obriga o repasse de 30% do fundo partidário para candidaturas de mulheres, transferindo isso para terceiros ou candidatos homens. O custo médio de um candidato eleito é de cerca de R$ 10 por voto, mas essas candidatas, de acordo com o cálculo da PF, gastaram até R$300 por voto.

Foram ouvidas cerca de 40 pessoas até agora, e o material apreendido hoje, que inclui documentos e mídias digitais, passa para a perícia. Tudo indica que foram vendidos serviços de impressão e pesquisa à essas candidatas que nunca teriam sido prestados. Segundo o delegado Marinho Rezende, responsável pela investigação, "Os indícios são fortes que ou a gráfica não produziu nada ou produziu para outros candidatos".