Política

Salles diz que falta de financiamento à filosofia é 'semelhante à entrar com polícia no campus'

Ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou, em audiência na Comissão de Educação no Senado nesta semana, que é errado a polícia não poder entrar na universidade

[Salles diz que falta de financiamento à filosofia é 'semelhante à entrar com polícia no campus']
Foto : Matheus Simoni/Metropress

Por Juliana Almirante no dia 09 de Maio de 2019 ⋅ 09:06

O reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba),  João Carlos Salles, disse que o anúncio feito pelo governo Bolsonaro de reduzir o financiamento para os cursos de filosofia e sociologia são semelhantes ao interesse de autorizar a entrada de polícia nos campus da instituição.

O ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou, em audiência na Comissão de Educação no Senado nesta semana, que é errado a polícia não poder entrar na universidade.

"Quando se diz que áreas de filosofia e sociologia não devem ser financiadas, essa agressão parece semelhante à pretensão de entrar com polícia no campus e fazer polícia de costumes na universidade. É uma pretensão que é mesquinha à ideia de universidade, que deixa de ser lugar de colaboração entre saberes", declarou o reitor, em entrevista à Rádio Metrópole

"A filosofia é o diálogo perpétuo com cada ciência e não é apenas dizer o que é verdadeiro, mas as condições do que é verdadeiro. A universidade cobra de você provas e a lógica, a razão do seu discurso", justifica. 

O vice-reitor Paulo Miguez também falou sobre a justificativa do governo Bolsonaro para corte de verbas nas universidades federais, sob a justificativa de foco no ensino básico. 

"Quando o ministério diz que a opção é o ensino básico, náo há básico sem superior. Quem forma os professores? Creche não é depósito de criança, precisa de psicólogos formados pelas universidades. Isso é uma falsa questão. Quando ministro de estado diz que não produz pesquisa, é um desconhecimento que causa espanto. Mais de 90% do conhecimento cientifico é na universidade pública", disse. 

Notícias relacionadas

[PSL pede entendimento de Bolsonaro com o partido]
Política

PSL pede entendimento de Bolsonaro com o partido

Por Metro1 no dia 15 de Outubro de 2019 ⋅ 18:44 em Política

Sigla destaca que é a única com 98% de votações favoráveis ao governo federal e que não compactua com eventuais desgastes

[PF montou em um dia operação contra Bivar]
Política

PF montou em um dia operação contra Bivar

Por Alexandre Galvão no dia 15 de Outubro de 2019 ⋅ 11:00 em Política

Além da casa de Bivar no Recife e da sede do partido, estão entre os alvos endereços de três ex-candidatas do PSL